terça-feira, 7 de junho de 2011

Um pouco sobre o AutoCAD ...

Ouvi falar que um engenheiro não é engenheiro sem um computador do lado. E digo que engenheiro que não sabe "futucar" o AutoCAD deve voltar pra faculdade. :)

Breve resumo do que é essa peça fundamental para um grande aprendizado técnico:

AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).



Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente disponibilizado em versões para o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX.

A partir da versão R14 (publicada em 1997) potencializa a expansão de sua funcionalidade por meio da adição de módulos específicos para desenho arquitetônico, SIG, controle de materiais, etc. Outra característica marcante do AutoCAD é o uso de uma linguagem consolidada de scripts, conhecida como AutoLISP (derivado da linguagem LISP) ou uma variação do Visual Basic.

O próprio, permite adicionar novas funcionalidades através de várias linguagens, das quais destacam-se:

- AutoLISP - Uma adaptação do LISP para AutoCad.
- Visual LISP - Nova versão do AutoLISP para as últimas versões do AutoCAD, com mais funções e uma IDE integrada.
- VBA - Programação com Visual Basic.
- NET - Acesso à diversas funcionalidades através de bibliotecas. Permite qualquer linguagem compatível.
- ObjectARX - Permite criar novos comandos e entidades gráficas com C++.

Um link bacana para quem se interessar em aprender: www.cadblocos.arq.br/tutoriais.html

É só!

Por Lucas Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário